Há uma enorme falha de privacidade no Google Buzz, novo concorrente do Twitter e do Facebook

Ao Google Buzz pela primeira vez ele adiciona automáticamente seus primeiros seguidores e pessoas que você segue. Um porta-voz do Google disse que essas pessoas são escolhidas com base nos seus usuários de e-mail e qualquer um que olha para o seu perfil.

Até aí tudo bem...

O problema é que por padrão as pessoas que você segue e as pessoas que te seguêm é uma informação pública, e está disponível para qualquer um que olhar seu perfil.

Então se você acessar o Google Buzz, e não alterar nenhuma configuração, qualquer pessoa que entrar no seu perfil do Buzz vai poder ver as pessoas qeu você troca emails e as pessoas que você bate-papo no gTalk.

Na primeira visita ao Google Buzz há uma caixa de diálogo que diz: "O seu perfil público inclui o seu nome, a sua foto, as pessoas que você segue e os seus seguidores"


Como no meu primeiro acesso onde vemos "Rafael Henrique possui 2 seguidores" e "Rafael Henrique está seguindo 20", esses contatos pré-adicionados foram retirados da minha lista de contados do Gmail e do gTalk e eles automaticamente ficam disponíveis para qualquer um que acessar o meu perfil do Buzz, porém em momento algum a Google me informou que ela iria utilizar meus contatos, muito menos que eles estariam viziveis ao público.

E não adianta nem fechar esta caixa de mensagens e desistir, por que fazendo isso não exibe nenhuma mensagem dizendo que você já está compartilhando sua lista de contatos do Gmail e gTalk com todos.

A questão toda é que a Google devia apenas sugerir aos usuários para seguir seus contatos, não adicionar automaticamente e sem aviso.

Agora imagine que uma Esposa descobre que seu Marido troca emails com uma antiga namorada. Imagine se um patrão descobre que seu funcionário troca emails com um concorrente.

Um porta-voz da Google nos diz que as listas de seguidores são públicas por padrão para que as pessoas possam encontrar rapidamente novas pessoas para seguir. Obviamente que isso é uma coisa boa para o Google que está buscando usuários para o Google Buzz o mais rápido possível.

A boa notícia é que é um problema muito fácil de se corrigir, basta desligar o sistema que adiciona seguidores automáticamente, ou adicioná-los por padrão em uma lista privada.

Acredito que a Google deveria informar às pessoas o que está fazendo, para que elas possam decidir em adicionar ou não sua lista de contatos.

A Google ainda declara que fez o sistema de auto-seguir para permetir aos usuários verem imediatamente o conteúdo de conhecidos, e que basta abrir sua lista de seguidores e clicar em "Parar de seguir" para remover o contato.


Para você parar de seguir alguém acesse sua lista de seguidore e clique em "Parar de seguir", assim este contato não aparecerá mais na sua lista.

Saiba aqui pro que não adicionar foto pelo Google BUZZ !

Conheça aqui o novo serviço da Google, concorrente do Twitter e Facebook, o Google Buzz !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário !

teste

Site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo terapia online